Rito das areias

Conheça o ritual das areias e seus significados

Noivos que desejam realizar um casamento ecumênico podem optar pela Cerimônia das Areias Coloridas. O ritual significa que após a união, o casal se torna inseparável. Veja como é feita
A Cerimônia das Areias Coloridas é um ritual simbólico que pode ser realizado em um casamento ecumênico ou mesmo durante um matrimônio religioso tradicional, desde que seja permitido pelo celebrante. Cada areia usada no rito é de uma cor diferente e traz um significado especial, o que torna o momento ainda mais bonito e romântico. É uma boa sugestão, por exemplo, para quem vai se casar na praia.

Noivos que seguem religiões diferentes entre si, ou não adotaram religião específica, podem optar por um casamento ecumênico, que reúne ritos de duas religiões na mesma celebração ou apenas realiza rituais representativos para marcar a união. No caso da Cerimônia das Areias Coloridas, podem participar também os pais, padrinhos ou pessoas especiais para os nubentes.

Cerimônia das Areias ColoridasCerimônia das Areias para os Noivos

Quando somente os noivos participam da cerimônia, são colocados no altar dois vasos com areia, um para a noiva e outro para o noivo - cada um de uma cor - e um terceiro vaso, maior e vazio. Seguindo a orientação do celebrante, a noiva e o noivo pegam seus vasinhos e vão despejando juntos as areias no vaso maior. Depois de misturadas no vaso, as areias não poderão mais ser separadas, assim como o casal.

Pais, Padrinhos e Convidados

Em outra versão da cerimônia, são disponibilizados vasos com areias coloridas também para os pais dos noivos, para os padrinhos e convidados especiais (avós, filhos, etc.). Primeiro, pai e mãe da noiva e do noivo colocam suas areias (geralmente, brancas, simbolizando a paz da família ou a presença de Deus). Em seguida vêm as areias dos padrinhos e convidados, cada uma de uma cor. No final, as areias dos noivos, para celebrar a união de todos em torno da nova família.

Significado das cores na Cerimônia das Areias

As cores das areias podem ser escolhidas por questões estéticas ou por seus significados. No final do rito, as areias que são despejadas no vaso maior formam um lindo desenho e a peça pode ser usada como objeto decorativo na nova casa e, claro, lembrança do Grande Dia e do compromisso assumido. Confira o que significam algumas cores de areia:

O preto - mistério e fantasia, associado a sofisticação e luxo. Significa também dignidade.

O branco - paz, calma, pureza. Significa inocência e pureza.

O Vermelho - é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo.

O Verde - vigor, juventude, frescor, esperança e calma.

O Amarelo - calor, luz , prosperidade. É também uma cor energética, que transmite otimismo.

O Azul - é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho.

O Castanho - é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

O Lilás - significa espiritualidade e intuição.

O Rosa - significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.

O Dourado - ou cor ouro está simbolicamente associada ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.

2019 Carlinhos Paes. Todos os direitos reservados.