Rito da Árvore

– O que significa: desejos de prosperidade para a vida a dois de pessoas próximas e queridas

Como realizar a Cerimônia da Árvore

Para realizar a Cerimônia da Árvore, será necessário providenciar uma muda de árvore da preferência do casal (fruta, roseira, etc.), de uma espécie que seja duradoura. Coloque no altar essa muda, plantada num vaso. Deixe também no local, à disposição dos noivos, dois vasinhos menores com terra adubada e um regador com água. Ao sinal do celebrante, os noivos devem pegar seus vasinhos de terra e despejá-los no vaso que contém a muda. Em seguida, a planta deve ser regada pelo casal.

Após o casamento, essa árvore deverá ser plantada na nova casa dos noivos ou em um local que eles frequentarão periodicamente (sítio, casa dos pais, etc.). Há uma variação em que a cerimônia se dá no próprio local em que a árvore será plantada. Nesse caso, a muda já estará no chão. Os noivos terminarão de plantá-la com vasos de terra ou pás e regá-la em seguida, proferindo seus votos um ao outro.

A Cerimônia da Árvore é ideal para noivos que amam a natureza e desejam realizar um casamento com clima mais bucólico e intimista. Pode ser um mini wedding, feito ao ar livre, em um sítio ou jardim, no estilo Boho Chic e até mesmo uma Festa Caipira. Fica a critério dos noivos. O que importa é o significado do momento e a disposição dos noivos em cuidar daquela planta, dali em diante, como símbolo do amor que os uniu.
Na escolha da arvore ha de se relacionar a simbologia de cada arvore, por exemplo a jabuticabeira esta relacionada a abundancia por seus frutos produzidos o tempo todo, o pinheiro significa vida longa e fartura, o carvalho significa sabedoria e longa vida, a avelã esta relacionada a paciência e fertilidade, a cerejeira relaciona-se a amor e sabedoria, a arvore da felicidade esta relacionada a sorte.

2019 Carlinhos Paes. Todos os direitos reservados.